Dequevalapeli.com

Blog

En defensa de la Cinemateca Portuguesa

Por Dqvlapeli Blog - Novedades - 27/08/2013

Desde dequevalapeli queremos apoyar la petición en defensa de la Cinemateca Portuguesa.

Para mostrar tu apoyo a la misma, puedes firmar aquí:
http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=P2013N70628

PETIÇÃO EM DEFESA DA CINEMATECA PORTUGUESA
Para: Assembleia da República
ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
Excelentíssima Senhora Presidente
Dra. Maria da Assunção Andrade Esteves


Excelência

A Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema é o organismo nacional que detém, protege, recupera e divulga o acervo do património cinematográfico português. Foi fundada no início dos anos 50 por um dos pioneiros das cinematecas europeias, Manuel Félix Ribeiro e institui-se membro da Federação Internacional dos Arquivos de Filmes (FIAF) em 1956. Desde então e até hoje é o único organismo nacional que promove a conservação e o conhecimento do património cinematográfico português, numa conjugação profícua de esforços com os mais importantes arquivos do mundo.

Este longo percurso da Cinemateca Portuguesa foi obra de muitos e não foi fácil. Mas levou-a a consolidar-se como verdadeira casa do cinema, onde se mostra e debate este fenómeno da concretização ficcionada e documental dos sonhos e da opinião portuguesa.

É nesta casa também que se arquiva, protege e recupera o acervo inteiro do cinema português.

Dia 21 de Agosto vieram a público notícias de que a Cinemateca Portuguesa seria encerrada em Setembro próximo. Após 118 anos da invenção formal do Cinema.

Estas notícias foram uma surpresa para os signatários. Não porque desconhecêssemos o assunto, mas porque este governo tem vindo a ser alertado pelo sector do Cinema e pela Directora da Cinemateca para este problema, desde a sua tomada de posse.

Sabemos que esta situação não decorre dum desígnio do Governo. Mas constatamos que o Governo, a quem cabe a protecção dos acervos nacionais, não anteviu a solução para um problema que conhecia bem, porque acreditou desavisadamente que o tecido empresarial do sector do Cinema e Audiovisual cumpriria a nova Lei 55/2012, de 6 de Setembro.

É com grande alarme que os signatários temem que os obstáculos se sobreponham à capacidade e vontade do Governo para resolver um problema com estes contornos e que já atingiu esta dimensão.

Neste quadro, os signatários vêm dirigir a presente petição à Assembleia da República, no exercício do direito de petição, previsto nos artigos 17.º e seguintes da Lei n.º 43/90, de 10 de Agosto, alterada pela Lei n.º 6/93, de 1 de Março e pelas Leis n.º 15/2003 de 4 de Junho e n.º 45/07, de 24 de Agosto, solicitando que este órgão de soberania se digne promover o debate urgente deste assunto, visando as iniciativas legislativas e políticas necessárias para garantir o funcionamento e evitar o encerramento da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, protegendo, desta feita, grande parte da memória de todos nós, que é um enorme pedaço de Portugal, em risco de se perder para sempre.

escribe tu comentario

Para comentar este artículo tienes que estar identificado.

Categorias

Mirándonos el ombligo
8 artículos
Del anaquel
16 artículos
En la Red
9 artículos
Archivos
6 artículos
Perfiles
4 artículos
Temas
8 artículos
Novedades
13 artículos
De qué va ...
1546 artículos

Libros de cine en ConoceralAutor.es

Sagitario Films
Santiago Aguilar
Shangrila Ediciones, 2021
Mujeres de Luz y Sombra En El Cine Mexicano
Julia Tuñón
El Colegio de México, 1998
Alexander Mackendrick
Asier Aranzubia Cob
Cátedra, 2011

Películas destacadas

El corazón del bosque
Manuel Gutiérrez Aragón, 1979
por Fernando García Calderón
Nosotros los pobres
Ismael Rodríguez, 1947
por Julia Tuñón

Películas por idiomas

Películas por país

¿ Qué nos cuenta Javier Jover ?

películas (1)

Hoy en ConoceralAutor.es

Zoom a Lazaga
Santiago Aguilar
Cine
La biblioteca de la abadía - Vial books, 2022