Dequevalapeli.com

Blog

En defensa de la Cinemateca Portuguesa

Por Dqvlapeli Blog - Novedades - 27/08/2013

Desde dequevalapeli queremos apoyar la petición en defensa de la Cinemateca Portuguesa.

Para mostrar tu apoyo a la misma, puedes firmar aquí:
http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=P2013N70628

PETIÇÃO EM DEFESA DA CINEMATECA PORTUGUESA
Para: Assembleia da República
ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
Excelentíssima Senhora Presidente
Dra. Maria da Assunção Andrade Esteves


Excelência

A Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema é o organismo nacional que detém, protege, recupera e divulga o acervo do património cinematográfico português. Foi fundada no início dos anos 50 por um dos pioneiros das cinematecas europeias, Manuel Félix Ribeiro e institui-se membro da Federação Internacional dos Arquivos de Filmes (FIAF) em 1956. Desde então e até hoje é o único organismo nacional que promove a conservação e o conhecimento do património cinematográfico português, numa conjugação profícua de esforços com os mais importantes arquivos do mundo.

Este longo percurso da Cinemateca Portuguesa foi obra de muitos e não foi fácil. Mas levou-a a consolidar-se como verdadeira casa do cinema, onde se mostra e debate este fenómeno da concretização ficcionada e documental dos sonhos e da opinião portuguesa.

É nesta casa também que se arquiva, protege e recupera o acervo inteiro do cinema português.

Dia 21 de Agosto vieram a público notícias de que a Cinemateca Portuguesa seria encerrada em Setembro próximo. Após 118 anos da invenção formal do Cinema.

Estas notícias foram uma surpresa para os signatários. Não porque desconhecêssemos o assunto, mas porque este governo tem vindo a ser alertado pelo sector do Cinema e pela Directora da Cinemateca para este problema, desde a sua tomada de posse.

Sabemos que esta situação não decorre dum desígnio do Governo. Mas constatamos que o Governo, a quem cabe a protecção dos acervos nacionais, não anteviu a solução para um problema que conhecia bem, porque acreditou desavisadamente que o tecido empresarial do sector do Cinema e Audiovisual cumpriria a nova Lei 55/2012, de 6 de Setembro.

É com grande alarme que os signatários temem que os obstáculos se sobreponham à capacidade e vontade do Governo para resolver um problema com estes contornos e que já atingiu esta dimensão.

Neste quadro, os signatários vêm dirigir a presente petição à Assembleia da República, no exercício do direito de petição, previsto nos artigos 17.º e seguintes da Lei n.º 43/90, de 10 de Agosto, alterada pela Lei n.º 6/93, de 1 de Março e pelas Leis n.º 15/2003 de 4 de Junho e n.º 45/07, de 24 de Agosto, solicitando que este órgão de soberania se digne promover o debate urgente deste assunto, visando as iniciativas legislativas e políticas necessárias para garantir o funcionamento e evitar o encerramento da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, protegendo, desta feita, grande parte da memória de todos nós, que é um enorme pedaço de Portugal, em risco de se perder para sempre.

escribe tu comentario

Para comentar este artículo tienes que estar identificado.

Categorias

Mirándonos el ombligo
8 artículos
Del anaquel
16 artículos
En la Red
9 artículos
Archivos
6 artículos
Perfiles
4 artículos
Temas
8 artículos
Novedades
13 artículos
De qué va ...
1020 artículos

Libros de cine en ConoceralAutor.es

Campamento Flipy
Flipy
Espasa, 2010
Rafael Azcona en el Diario Pueblo (1954-1956)
Santiago Aguilar
Instituto de Estudios Riojanos, 2014
La Codorniz, de la revista a la pantalla (y viceversa)
Aguilar y Cabrerizo
Cátedra / Filmoteca Española, 2019
Vittorio de Sica
Aguilar y Cabrerizo
Cátedra / Filmoteca Española, 2015

Películas destacadas

Huella de luz
Rafael Gil, 1942
por Santiago Aguilar
Viridiana
Luis Buñuel, 1961
por Ilia Galán

Películas por idiomas

Películas por país

¿ Qué nos cuenta Ignacio Ochoa ?

películas (1)

Hoy en ConoceralAutor.es

Sin red en la red
Joaquín Lera
Poesía
Cuadernos del laberinto, 2020